Alhandra pela Vida: escolas recebem palestras sobre prevenção ao suicídio

2 out 2019

O nono mês do ano chegou ao fim, mas a campanha para conscientização de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, continuará em andamento no município de Alhandra.

Juntas, a Secretaria de Saúde, Ação Social, NASF, CREAS, CRAS e Secretaria de Educação, realizam palestras escolares, levando até os alunos conhecimentos de psicólogas e assistentes sociais, sobre a valorização da vida.

Na semana passada, alunos do fundamental II receberam a visita de profissionais de saúde e educação nas Escolas Municipais Alfredo José de Carvalho e Herculano Bandeira.

O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e pela falta de informação.

As atividades do Setembro Amarelo estão sendo realizadas em Alhandra desde o início do mês, em ações individuais da Secretaria de Saúde e em parceria com outras secretarias, a exemplo da Educação.

O secretário de educação, Daniel Miguel, pontuou a importância dessa mobilização das secretarias.

“Mobilizamos os profissionais da saúde e da educação para informar sobre a importância da intervenção precoce, para mostrar os fatores de risco e fatores de proteção, falar sobre o suicídio e mostrar a importância das escolas na identificação, no acolhimento e necessidade de dar encaminhamento quando for identificado alguma atitude ou comportamento de risco. Mesmo com o fim do mês de setembro, iremos estender a campanha para levar esses profissionais à outras escolas”, informou Daniel Miguel.

Alhandra em Foco com Portal do Litoral