Alunos da rede de ensino municipal de Alhandra são classificados na Olimpíada Nacional de Ciências

4 nov 2019

O município de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, a cada dia se destaca no cenário educacional do Brasil. Agora, a excelente notícia é que cinco alunos da Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó, foram agraciados com a Menção Honrosa da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), cujo resultado foi divulgado esta semana.

Foram agraciados com A Menção Honrosa os estudantes: Robson Rodrigues da Silva Filho, Eskilly Gonçalves Berto da Silva, Eduardo Henrique Pereira da Silva, Evelly Ketilly Ferreira de Melo e Jefferson Feliciano Noé. Eles agradeceram a direção da escola e ao professor Jociano Coêlho pela preparação, apoio e incentivo para participarem do evento.

A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira. Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.

A ONC teve cerca de dois milhões de inscritos dentre alunos de escolas públicas e privadas. Entretanto, apenas os candidatos que se destacaram nas duas etapas realizadas receberam a menção honrosa.

Todos os alunos do 9° ano do Ensino fundamental realizaram a primeira etapa da ONC nas suas próprias instituições de ensino em que a prova foi composta por questões de múltipla escolha versando sobre as áreas de Química, Física, Biologia e Astronomia.

Os classificados na primeira etapa realizaram a segunda etapa na cidade polo de cada estado brasileiro. A prova da 2ª fase teve duração de quatro horas e foi composta por uma parte objetiva e outra parte com questões dissertativas.

“Essa é uma vitória do ensino público alhandrense e brasileiro. Quando o trabalho é feito coletivamente, com apoio e reconhecimento chega-se a resultados como esse. É um sentimento de alegria e de valorização do coletivo. Isso mostra o quanto a escola pública pode ocupar um lugar de destaque no Brasil”, afirma, o professor de ciências, Jociano Coelho que foi responsável por toda a preparação.

A premiação oficial da ONC está marcada para acontecer no próximo dia 28 de novembro, às 18:30, na USP em São Paulo Capital. Será em São Paulo por ser o estado que teve o maior número de alunos premiados, conforme determina o regulamento.

Alhandra em Foco com Portal do Litoral