Bem vindo ao Alhandra em Foco, 21 de Setembro de 2017
Facebook do Alhandra em Foco Twitter do Alhandra Alhandra em Foco no Youtube Instagram do Alhandra em Foco Zap do Alhandra
16 ago 2017 às 11:11 am

Eclipse solar durante pôr do sol em João Pessoa promete espetáculo nesta segunda

No dia 21 de agosto de 2017 ocorrerá um eclipse solar que promete ser o eclipse mais registrado de todos os tempos. Isso porque ele poderá ser visto em sua totalidade em uma estreita faixa que passa pelos Estados Unidos. Com isso, a NASA e o próprio governo americano estão promovendo uma série de atividades que envolvem desde as observações públicas até transmissões ao vivo através de sondas estratosféricas.

Aqui no Brasil, ele será visível no final da tarde apenas em alguns estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste. Nessas condições, é excelente para observação pelo público em geral, pois pode ser observado facilmente com o uso de filtros apropriados de baixo custo.

Devemos entretanto ter uma atenção especial para observar o eclipse. Não devemos olhar diretamente para o Sol e jamais apontar pra ele qualquer instrumento óptico que não seja adaptado para essa finalidade. O motivo é muito simples: Isso pode causar danos irreversíveis à visão. O bom é que se proteger corretamente não é complicado. Em qualquer loja de material de construção, é possível encontrar o “vidro de soldador numero 14”, que é um excelente filtro para os raios ultravioletas que são tão prejudiciais à nossa visão. Esses filtros custam entre R$ 2,00 e R$ 5,00 e com eles podemos observar olhar para o Sol sem problemas. Evitem qualquer tipo de filtro improvisado como o filme de raio-X. Mesmo deixando a visão confortável eles deixam passar os raios ultravioletas que são extremamente nocivos.

Na extratosfera – Já pensou em assistir um eclipse total a partir da estratosfera por uma câmera 360°? Entre as dezenas formas atividades que podem ser realizadas durante um eclipse solar total, um grupo de brasileiros irá realizar uma inédita, que é sua captura em uma altitude maior que a dos aviões comerciais, de forma a possibilitar a filmagem da passagem da sobra lunar sobre a superfície terrestre, além de coletar dados da estratosfera durante a ocorrência do fenômeno, como pressão, temperatura, velocidade dos ventos, entre outros.

projeto Kuaray pretende preencher essa lacuna. Neste dia 21, pesquisadores da Universidade de Brasília e do Clube de Astronomia de Brasília estarão no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, realizando o lançamento de um balão estratosférico de coleta de dados com uma câmera especialmente preparada para capturar o fenômeno em um vídeo de 360 graus que poderá ser usado em equipamentos de realidade virtual.

Na Paraíba – A observação do Eclipse na Paraíba poderá ser feita de qualquer parte do Estado, desde que as condições meteorológicas permitam. Em João Pessoa, o eclipse se iniciará às 16:26h e atingirá 32% de cobertura pouco antes do pôr do Sol. A cidade paraibana com melhor visualização do Eclipse será Mataraca, no litoral norte, onde a Lua deve encobrir 34% do Sol. Abaixo, uma tabela com os percentuais de cobertura do eclipse e horários para algumas cidades paraibanas.

Em João Pessoa, a APA – Associação Paraibana de Astronomia e o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB, estarão promovendo uma observação pública no Hotel Globo a partir das 16:30 e é aberto ao público de qualquer idade. Em Taperoá, o Projeto Mistérios do Universo promove a observação no Açude Manoel Marcionilo a partir das 16h. Ambos os eventos são totalmente gratuitos e serão utilizados telescópios e máscaras apropriadas para a visualização do eclipse e ambos os eventos são será totalmente gratuitos.

 

ClickPB


Desenvolvido por Ricardo Alexandre