Prefeitura de Alhandra inicia primeira etapa de cirurgias do ‘mutirão da catarata’

4 ago 2018

Os primeiros dias do Mutirão de Cirurgias de Catarata, realizado no Centro de Olhos da Paraíba (COP) em uma grande parceria com a Prefeitura Municipal de Alhandra, por meio da Secretaria de Saúde,  atendeu nesta sexta-feira (03) aproximadamente 20 pacientes. Eles passaram pelo atendimento pré-operatório e, logo em seguida, foram encaminhados para a cirurgia.

De acordo com a secretária de Saúde, Albarina Kelly, esse é só o começo do ‘Mutirão da Catarata’ que continuará realizando cirurgias durante todo o mês, com intuito de zerar a fila de espera por este tipo de procedimento cirúrgico no município.

“Demos início hoje a realização das cirurgias de catarata dos usuários contemplados no mutirão de cirurgias eletivas. A Secretaria de Saúde fez as avaliações durante todo mês de julho, oferecendo aos pacientes os exames necessários para realização do procedimento cirúrgico, a exemplo dos exames laboratoriais e risco cirúrgico, além do transporte para a locomoção dos mesmos para realização das cirurgias no Centro de Olhos da Paraíba, em João Pessoa. Vamos continuar com as cirurgias na próxima semana com intuito de zerar a fila de espera por cirurgias de catarata em Alhandra, tudo isso graças a atenção do Prefeito Renato Mendes com quem quer voltar a enxergar e ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou Albarina.

Os pacientes com sintomas de catarata sofrem com limitação no seu dia a dia e a cirurgia tem a capacidade de restaurar a qualidade de vida.

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O que leva à doença, além do envelhecimento, é o paciente ter diabetes, glaucoma e histórico familiar