Bem vindo ao Alhandra em Foco, 18 de Agosto de 2017
Facebook do Alhandra em Foco Twitter do Alhandra Alhandra em Foco no Youtube Instagram do Alhandra em Foco Zap do Alhandra
24 jul 2017 às 7:21 am

Ricardo lança Educação Integral em unidades socioeducativas

O governador Ricardo Coutinho lança oficialmente nesta segunda-feira (24) o programa de Educação Cidadã Integral “Janela para o Futuro”, durante solenidade às 9h, no Centro Educacional do Jovem (CEJ), localizado na Avenida Santa Bárbara, Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa (por trás do Mangabeira Shopping). Esta é uma ação pioneira no Brasil e se constitui em mais um passo na socioeducação.
O objetivo do programa é oferecer Educação Básica aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, promovendo a formação de cidadãos autônomos, solidários e competentes que possam reconstruir sua cidadania e atuar produtivamente na sociedade e no mercado de trabalho.
O Programa de Educação Cidadã Integral para Atendimento de Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa do Estado da Paraíba funcionará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em articulação com a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) e a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), com proposta pedagógica, base curricular e gestão administrativa específicas para estes estudantes, observando o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo da Paraíba (2015 – 2024) e a Resolução CNE/CEB nº 3, de 13 de maio de 2016.
Serão ofertadas educação em tempo integral em todas as etapas e modalidades e educação profissional na formas integrada, concomitante ou subsequente e/ou cursos de qualificação profissional. Os alunos terão acompanhamento pedagógico e psicopedagógico, atendimento educacional especializado (AEE) aos jovens com deficiência e participação da família nos processos de gestão democrática das unidades escolares.
Operacionalização do programa – A equipe de gestão pedagógico-administrativa das unidades socioeducativas será composta por gestor escolar, coordenador pedagógico e secretário escolar, além do corpo docente. O gestor escolar, os professores, o coordenador pedagógico e o secretário escolar terão carga horária de 40 horas semanais, sob o Regime de Dedicação Docente Integral (RDDI), salvo os professores que porventura vierem a ser contratados em regime especial para lecionar nas disciplinas técnicas profissionalizantes, não podendo aqueles que estiverem sob o regime RDDI ter qualquer outra atividade profissional, nos turnos manhã e tarde, em outra unidade de ensino.
Funcionamento/Carga Horária – Os professores de unidades escolares socioeducativas terão até 28 horas em sala de aula, em atividades multidisciplinares. As demais horas serão dedicadas a Estudos, Planejamento e Atendimento (EPA), a serem realizadas obrigatoriamente no ambiente escolar, estando disponíveis para, entre outras atividades acima citadas, substituir outros professores dentro da sua área de conhecimento, quando necessário.
Visando garantir o cumprimento dos objetivos do Programa de Educação Cidadã Integral, a SEE utilizará recursos, por meio de dotação orçamentária oriunda do Tesouro Estadual e/ou Programas Federais. A SEE fica autorizada a formalizar acordo de cooperação técnica com instituições públicas ou privadas, bem como descentralizar recursos para órgãos estaduais da administração direta e indireta, em especial para oferta de cursos de educação profissional e/ou formação de professores.

Desenvolvido por Ricardo Alexandre