Secretaria de Saúde de Alhandra encerra campanha “Novembro Azul” com ações voltadas à saúde do homem

27 nov 2019

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou nesta terça-feira (26) a campanha Novembro Azul na cidade de Alhandra, mês em que se realiza promoção da saúde do homem com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O encerramento aconteceu no Centro Social Gilberto Valério, onde foram realizadas rodas de conversa, mediadas pelos médicos Carlos Freitas e Sônia Oliveira; atendimento médico especializado em gastroenterologia e reumatologia; marcação de ultrassonografia e PSA; testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia; bandagem terapêutica; vacinação; entrega de kits de higiene bucal e atendimento odontológico, além de sorteios de brindes.

Todos estes serviços foram ofertados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e atendeu mais de 300 homens que compareceram ao Gilberto Valério durante o evento, com muita música e alegria, a equipe atuou no intuito de promover a manutenção da saúde através da prevenção e do autocuidado.

Ao lado do prefeito Renato Mendes e da secretária de Saúde Albarina Kelly, prestigiaram o evento os demais secretários, colaboradores da gestão municipal, vereadores e moradores locais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, graças à mobilização de toda a equipe a campanha alcançou os objetivos antes mesmo do encerramento do mês, com grande participação de homens atendidos nas unidades de saúde.

“Os homens estão percebendo que o exame preventivo contra o câncer de próstata pode salvar vidas. Porém, é importante reforçar que encerramos a campanha, mas os cuidados com a saúde do homem continuam durante todo o ano, com os atendimentos e encaminhamentos nos nossos serviços em todos os níveis de atenção”, disse Albarina Kelly.

De acordo com o prefeito Renato Mendes, descobrir o quanto antes qualquer doença é o melhor caminho para um tratamento adequado e eficaz. “É muito importante conscientizar os homens que de fato precisamos nos cuidar, a maior parte das doenças quando são descobertas cedo têm grandes chances de tratamentos eficazes. Quero parabenizar toda equipe da saúde municipal de Alhandra por mais uma campanha de sucesso e pela realização desse grande evento”, concluiu o prefeito.