Sinal analógico é desligado nesta quarta (30) na Paraíba

30 maio 2018

No Brasil ela chegou em 1950, na Paraíba a primeira transmissão analógica foi em 1987. Após quase 70 anos de história no país, a televisão ganha mais um capítulo histórico nesta quarta (30) mais precisamente às 23h59: o desligamento do sinal que por vários anos fez parte da história de milhões de brasileiros.

Na Paraíba o desligamento é inicialmente para João Pessoa e outros 12 municípios. Com o desligamento, apenas o sinal digital, existente no país desde 2007, deve ser a opção para a população dessas cidades ver TV.

Para os amantes das TVs de tubo, que não contam coma tecnologia digital, a recepção do sinal passa a ser possível apenas com uso de conversor digital, que permite melhor qualidade de som e imagem sem chuviscos ou “fantasmas”, que são comuns no modo mais antigo de receber sinal.

Para viabilizar a chegada do sinal digital, kits de conversores vêm sendo distribuídos em todo país.

Quem pode receber o kit gratuito? 

Os beneficiários dos programas sociais do Governo como: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, têm direito ao recebimento do kit. Essas pessoas deverão agendar a retirada do kit no siteinformando o CPF ou NIS, ou pelo telefone, no número 147, e, posteriormente realizar a retirada do kit no Ponto de Distribuição da cidade.

Até o fim deste ano, o sinal digital será implantado em todas as capitais do país. A previsão para a cobertura completa do Brasil é para 2023.