Palmeiras vence o Santos e conquista o tri do Paulistão
8 abr 2024 - Destaque / Esportes
O Palmeiras venceu por 2 x 0 o Santos, neste domingo (7), no Estádio Allianz Parque, em partida válida pelo jogo de volta da grande final do Campeonato Paulista de 2024. Com o resultado de 1 x 0 para a equipe alvinegra no jogo de ida, o Verdão conquistou o tricampeonato estadual consecutivo, chegando à 26ª taça paulista de sua história. O troféu também representou uma marca histórica na carreira do treinador Abel Ferreira, que se tornou o mais vitorioso pelo clube, com 10 títulos, ao lado de Oswaldo Brandão.
Palmeiras saiu na frente com pênalti
O confronto começou aberto e movimentado na etapa inicial, com um certo equilíbrio de forças. Enquanto o Palmeiras controlou mais a posse de bola, o Santos arriscou mais finalizações ao longo do primeiro tempo.
A primeira chance perigosa veio aos 5 minutos para a equipe alvinegra, quando Diego Pituca pegou a sobra na intermediária e mandou um foguete de fora da área, obrigando o goleiro Weverton a se esticar para espalmar no ângulo direito.
A resposta alviverde veio aos 9 minutos, quando a bola foi lançada dentro da área e Raphael Veiga ajeitou para Mayke, que mandou um chute forte e foi interceptado de cabeça por Gil em cima da linha do gol.
O placar foi aberto aos 33 minutos, depois que Endrick foi derrubado dentro da área em uma dividida com o goleiro João Paulo. O pênalti foi marcado e Raphael Veiga converteu com categoria, acertando o canto direito da meta, sem chances de defesa.
Duelo movimentado no complemento
Na volta para a etapa complementar, a primeira chance concreta veio para o Peixe, logo aos 2 minutos, na cobrança de falta venenosa de Otero, com a bola chegando a quicar no chão antes de ser defendida por Weverton. A partir daí, o confronto seguiu acirrado, com as equipes se revezando nas oportunidades ofensivas.
Se no primeiro tempo Mayke teve uma finalização tirada em cima da linha, no segundo tempo foi a vez da situação se inverter. Aos 12 minutos, Otero pegou uma sobra de bola na entrada da área e finalizou, passando por Weverton vencido e parando no camisa 12 como último obstáculo ao gol.
O placar foi ampliado aos 22 minutos, em uma jogada de Piquerez pela ponta esquerda, que lançou na área para o cabeceio de Flaco López e o desvio providencial de Aníbal Moreno para o fundo das redes. A partida seguiu com boas oportunidades criadas para ambos os lados até o apito final, mas o placar seguiu inalterado.