População lota galerias em apoio a Chico Nazário, enquanto base legislativa barra tentativa da oposição de criar instabilidade na gestão municipal em Caaporã
24 set 2025 - Destaque

A sessão ordinária desta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Caaporã foi marcada por forte presença popular e por um embate direto entre base governista e oposição. As galerias ficaram lotadas em apoio ao prefeito Chico Nazário, enquanto vereadores aliados ao gestor reagiram com firmeza e barraram manobras da oposição que, segundo eles, tinham como objetivo criar instabilidade na gestão municipal.
Todos os parlamentares compareceram e participaram dos debates no grande expediente. Apesar das divergências, a maioria reforçou o compromisso de manter a governabilidade e assegurar a continuidade das ações administrativas em benefício da população.
Atos Santino defende soluções históricas para a comunidade
O vereador Atos Santino foi um dos nomes de maior destaque. Elogiado pelos colegas pelo grande número de requerimentos aprovados, ele ressaltou conquistas importantes, como a garantia de melhoria no abastecimento de água potável da comunidade da Divisa, um problema que, segundo ele, se arrastava havia mais de 12 anos e já conta com solução assegurada pelo Executivo
Atos também anunciou que a população do distrito de Retirada passará a contar com um veículo destinado ao atendimento das demandas da comunidade, fruto de requerimento apresentado por ele. Ao comentar as recentes movimentações políticas, o parlamentar destacou a necessidade de equilíbrio institucional:
“Cabe ao Poder Legislativo investigar e à Justiça julgar. A Câmara não é o Poder Judiciário”, afirmou, em crítica à condução do presidente da Casa, vereador Oto Mariano.
Elias Nazário critica antecipação da oposição
Também com discurso contundente, o vereador Elias Nazário acusou a oposição de tentar “ganhar no tapetão” o que não obteve nas urnas. Ele questionou a postura do presidente da Câmara, que chegou a cassar sua fala por duas vezes, e classificou como precipitada a tentativa de colocar em julgamento político o prefeito Chico Nazário sem a existência de investigações formais.
“Querem julgar prematuramente o prefeito para atender interesses de um grupo político. Isso é uma clara tentativa de desestabilizar a administração, mas não vamos permitir”, afirmou Elias.
Apoio popular fortalece governabilidade
O grande comparecimento da população ao plenário foi interpretado como demonstração de confiança na gestão do prefeito e como resposta às investidas da oposição. Para os vereadores da base, o episódio reforça que a prioridade deve ser a estabilidade política e administrativa, condição essencial para o desenvolvimento do município.
Nene Morais usa metáfora para criticar ataques à gestão
Já o vereador Nene Morais recorreu a uma metáfora para reforçar sua defesa ao prefeito Chico Nazário e criticar as investidas da oposição:
Ao final da sessão, prevaleceu o entendimento de que a maioria da Câmara seguirá alinhada ao projeto de governabilidade, assegurando o prosseguimento das ações voltadas ao crescimento de Caaporã e ao bem-estar da população.
Outro que se pronunciou foi o vereador Camarão, que pediu cautela e equilíbrio diante do cenário político. Ele defendeu que o Parlamento não pode atropelar os trâmites legais nem agir de forma precipitada diante de especulações:
“A Câmara não pode se antecipar aos fatos. É preciso respeitar os limites de cada poder e agir com responsabilidade, sem abrir espaço para julgamentos políticos antecipados”, destacou o vereador.
BATISTA SILVA